Cuidados Básicos com o No-Break

Tempo de leitura: 2 minutos

Erroneamente, a maioria dos usuários que fazem o uso de no-break para a proteção elétrica de seus equipamentos acreditam que basta a sua aquisição e instalação junto à tomada para estarem protegidos contra qualquer anomalia, porém até mesmo este dispositivo precisa receber manutenção periódica para se manter operante e protegendo seus dependentes.

Para que o no-break e demais equipamentos à ele conectados estejam protegidos e em pleno funcionamento, citaremos abaixo procedimentos e cuidados básicos imprescindíveis que devem ser adotados por todos os usuários.


Não retire da tomada

O no-break funciona à base de baterias que sustentam os equipamentos à ele conectados pelo período de 5 à 10 minutos de acordo com sua marca e modelo. Estas baterias levam cerca de 24hrs para serem carregadas, porém o seu desligamento da tomada leva à perda de carga. Ao ser retirado da tomada, deve-se tomar o cuidado de reconecta-lo novamente à tomada e aguardar 24hrs antes de qualquer equipamento ser ligado à ele.


Quedas ou oscilações de energia

Utilizado para proteger os equipamentos à ele conectados, o no-break tem como objetivo evitar que estes sejam desligados repentinamente em casos de variações ou quedas de energia, oferecendo ao usuário um tempo hábil para o seu correto desligamento. Sempre que anomalias elétricas forem detectadas, os equipamentos conectados à ele devem ser desligados dentro do prazo recomendado pelo fabricante do no-break, porém não haverá necessidade de retira-los da tomada.

Teste de funcionamento periódico

É imprescindível que, a cada ano, seja realizado um teste de funcionamento do no-break de forma a verificar se o mesmo está a desempenhar corretamente a função de proteção do equipamento.
Para tal, será necessário desconectar os equipamentos AGFA do no-break (deve-se tomar o cuidado de desconecta-los apenas quando desligados). Poderá ser utilizado para teste um abajur ou algo similar; este deverá ser ligado ao dispositivo (recomenda-se usar uma lâmpada de alta potência, de pelo menos 60W) com a mesma tensão de saída de sua tomada (110V ou 220V).
Após ser conectado ao no-break, este deverá ser retirado da tomada. Caso se encontre em pleno funcionamento, a lâmpada permanecerá acessa durante alguns minutos. Deve-se verificar por quantos minutos as baterias sustentarão a luz acesa. A permanência desta lâmpada acesa deverá ser de, pelo menos, 10 minutos.
Caso seja desligada antes deste período, a substituição de suas baterias deverá ser providenciada. Este teste visa detectar se o no-break se encontra em correta operação, garantindo que não aja uma falsa sensação de proteção dos seus dependentes. Lembramos, porém, que após este teste, deve-se tomar o cuidado de reconectar o no-break novamente à tomada e aguardar 24hrs antes de qualquer equipamento ser ligado à ele.

Troca de baterias

Ainda que o no-break tenha passado pelo teste de baterias sem apresentar qualquer sinal de enfraquecimento, todo no-break deve tê-las substituídas a cada 2 anos pelo menos, de acordo com cada fabricante.

Ainda com dúvidas?

Deixe o seu comentário ou preencha nosso formulário de contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *